Uso de influencers em campanhas de Marketing Digital

Por qué utilizar influencers en campañas de Marketing

O recurso a personalidades influentes, os denominados influencers , foi desde sempre uma ferramenta do Marketing para atingir diferentes objetivos para as marcas. Mas a entrada na era digital veio alterar o conceito dos influencers . Um influencer não é apenas uma celebridade, alguém reconhecido por todos.

Um influencer pode agora ser um perfeito anónimo para a população massiva, mas detentor de uma forte reputação online. Especialistas de uma determinada indústria, capazes de influenciar um nicho de mercado específico, porque têm milhões de seguidores nas suas redes sociais ou criam blogs lidos e respeitados … Na realidade, tudo segue uma determina lógica (uma modelo de moda por exemplo poderá ter milhões de seguidores no Instagram, um canal privilegiado de fotografia), mas é importante realçar que a chave de sucesso está na quantidade de pessoas que, através dos vários canais digitais, uma pessoa pode influenciar.

Benefícios de incluir influencers nas campanhas

Se incluir influencers nas campanhas pode elevar a qualidade da mesma a um nível superior. Vamos analisar em que aspetos esta associação pode ser benéfica..

  • Podem transmitir conteúdo relevante: o profundo conhecimento que os influencers têm do seu público pode permitir às marcas alcançarem lugares a que anteriormente não era possível chegar.
  • Os clientes acreditam nos clientes: estabelecer uma colaboração com um influencer para um projeto ou campanha permite desfrutar de uma transparência no relacionamento entre ele e o seu público. É então mais fácil conquistar clientes, pela capacidade de recomendação e credibilidade que o influencer assume perante o público final.
  • “Separar o trigo do joio”: se um utilizador recebe um email ou vê um post de uma pessoa que segue, é muito provável que vá interagir com esta publicação, onde existe um vinculo pessoal do que através de uma marca.

Razões extra para acreditar nos influencers

Neste momento, existe um excesso de conteúdo criado (não só pelas marcas) e é difícil chegar ao público. O alcance orgânico no Facebook (e agora também no Instagram) está a cair de forma desmedida o que dificulta a promoção do conteúdo nas redes sociais. Outro dos cenários para o qual os especialistas em Marketing Digital têm de estar preparados é a cada vez maior presença de bloqueadores de anúncios.

A Forbes dedicou um artigo ao Marketing com influencers  (dezembro de 2016), onde assegura que se trata de uma mudança de cenário que teria sido difícil de prever há uma década atrás. A melhor maneira de lidar com ele, conclui, é integrar campanhas de marcas em histórias ou no conteúdo do próprio influencer, para alcançar o sucesso desejado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*