Funcionários ou Embaixadores online da marca?

E se todos os funcionários de uma empresa fossem responsáveis pela criação e gestão dos conteúdos online da marca? Estranho? Na IBM é assim.

A 2ª melhor marca do mundo, de acordo com o ranking anual da Interbrand, não alcança este lugar por acaso. Na IBM a imagem institucional da companhia é construída em primeiro lugar pelos seus funcionários – os IBMers – e por isso a presença da marca online reflecte essencialmente a vivência diária de todos os que lá trabalham.  Não existe um blog corporativo na IBM, nem um perfil oficial de Twitter ou Facebook,  o que há são cerca de 17.000 blogues internos (seguidos por mais de 100.000 funcionários), 53.000 perfis no SocialBlue (rede social interna) e milhares de contas pessoais no Twitter, Facebook e Linked in com centenas de grupos relacionados com o tema IBM.

Uma dor de cabeça para o Community Manager da empresa, ou para os responsáveis pelo departamento de Comunicação?  Não, se a empresa em causa for a IBM e se os seus funcionários forem tratados como profissionais responsáveis pelas suas opiniões, pertencentes a uma comunidade tão grande mas tão próxima que se auto-regula por si só.

Ainda assim, e porque esta comunidade é tão vasta e se espalha por mais de 170 países, a IBM disponibiliza online um documento criado pelos próprios funcionários que serve de orientação para todos os utilizadores de Social Media. Intitulado IBM Social Computing Guidelines, o texto descreve as linhas orientadoras da política de criação de conteúdos digitais da IBM e estabelece os limites ao mesmo tempo que incentiva os colaboradores a participar. A meu ver, um óptimo exemplo a adoptar por todas as empresas que queiram potenciar a presença da sua marca nos Social Media.

Sejam eles canais de video, blogues, redes sociais ou outros, os seus funcionários fazem ou vão fazer, mais tarde ou mais cedo, parte deste universo, por isso mais vale antecipar-se, tomar a iniciativa e perguntar: What are you working on?

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