A crise do Edgerank

Em Setembro de 2012 o Facebook alterou o EdgeRank, o algoritmo que determina quais os posts que aparecem na NewsFeed dos utilizadores desta rede social.

Segundo o SocialBakers, o reach de todas as páginas baixou para entre os 6% e os 7% e coloca-se a questão: como conseguir aumentar esta percentagem sem a utilização os Promoted Posts?

Muitos Community Managers, receosos que os seus posts não estivessem a chegar aos seguidores, começaram a colocar diversos posts por dia – se só chegamos a 6% então colocamos mais posts para aumentar este rácio. Quem assim pensou equivocou-se, pois uma das principais razões que levam os nossos seguidores ao “Não Gosto” é precisamente a enchente de posts de uma marca no NewsFeed.

É necessário analisar qual o tipo de posts que funciona melhor com o nosso público-alvo – imagens, pools, links, vídeos ou simplesmente texto. Isto porque o novo algoritmo mede a interação que cada utilizador individual teve com cada tipo de post ao longo da sua vida na rede virtual de forma a compreender qual o tipo de conteúdo com que mais interage. Ou seja, se eu interagir mais com imagens recebo mais posts com imagens pois são os que mais gosto. Para além do tipo de post, dever-se-á fazer uma análise aos conteúdos. Quais os conteúdos que no passado obtiveram um maior engagement? Quais os que chegaram a mais seguidores? Esses são os conteúdos que devemos continuar a colocar adaptando-o à tipologia de post.

O horário em que publicamos também deverá ser tido em consideração quando fazemos esta análise. Se queremos chegar a mais seguidores devemos colocar o post na altura em que mais seguidores estão online, caso contrário corremos o risco de ficarmos perdidos no NewsFeed.

Após a análise de todos os estes intervenientes podemos começar a delinear a estratégia para a vida social virtual da sua marca.

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