Alguns mitos sobre os community manager que devemos rever

5598172_b520a7bb47_o

Leo no blog de Mike Stopforth, CEO da agência sul-africana especializado em Social Media, coloca algumas reflexões sobre o ofício de um Community Manager que acho muito interessantes. Naturalmente consciente que é um trabalho muito recente, e que ainda existe uma certa controvérsia (que é evidente nos diferentes requisitos solicitados para o posto nas mil ofertas de trabalho que circulam pela Internet) sobre quais devem ser as funções de um gestor de comunidades e como devem ser compensadas. Grande parte deste desconhecimento nasce por acreditarem em alguns mitos que deveriam ser revistos.

O Community Manager não deve ser necessariamente alguém jovem e mal pago. O Community é a nossa cara nas redes sociais, o primeiro vínculo entre o cliente e a empresa. Queremos realmente que esse trabalho crucial seja realizado por profissionais inexperientes, mal pagos e desmotivados?

O nosso plano nesta posição deve ser justamente o contrário. Capacidade de saber gerir situações críticas sem perder a paciência. Demasiadas capacidades para ser o último elo na pirâmide salarial da empresa.

O Community Manager não é um one man band. Procura uma pessoa capaz de gerir a sua presença nas redes sociais, que também seja um grande fotógrafo, experiente em edição gráfica, jornalista e editor de vídeo? Não perca tempo, não existe. Quem muito faz pouco acerta.

O Community Manager pode trabalhar fora da empresa. A gestão exterior do posto não é uma boa ideia a longo prazo pois o que está em jogo é a notabilidade da nossa própria marca. Embora possa ser um recurso a curto prazo, o ideal será que o Community Manager seja funcionário da própria empresa e, evidentemente, que conheça o seu funcionamento perfeitamente. É a melhor solução para oferecer uma atenção ao cliente realmente eficiente e de acordo às expectativas da empresa (mesmo que entendam como deve ser o trabalho, é melhor contratar o talento, ao menos saberá que alguém profissional fará o trabalho).

Está de acordo com estes mitos sobre os Community Managers?

En Enrique Dans | Community Management y campañas publicitarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*