As 5 tendências mais importantes no Marketing Desportivo

Uma área do marketing que é geralmente associada a uma série de fórmulas inamovíveis é o Marketing Desportivo, que tem enfrentado diversas transformações bastante interessantes, potenciadas pela proliferação de novos canais e pelas diferentes opções que estão disponíveis hoje em dia, tanto para as marcas, como para os clubes desportivos.

Através de um artigo publicado pela NewsCred, podemos saber mais sobre as oportunidades que são oferecidas, hoje em dia, aos especialistas de marketing que estão envolvidos no mundo do desporto em geral.

Mais mulheres no desporto

Segundo um relatório da Nielsen Sports, 84% dos fãs do desporto em geral consideram o desporto feminino “motivador” e “em progresso”. E na verdade, basta dar uma vista de olhos pela imprensa desportiva e pelos jornais nacionais, para perceber que já existe uma grande mudança de paradigma a respeito deste tema.

Phil Carling, da Octagon – uma das agências de representação de desportistas mais importantes do mundo – revela que “os consumidores querem que as suas marcas defendam valores, e que a igualdade, a diversidade e a inclusão estejam no topo da lista das causas sociais”. Podemos verificar este exemplo pela grande importância que teve o Mundial de Futebol Feminino de 2019, com o futebol feminino a tornar-se num dos claims do videojogo FIFA 2020.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Estas aplicações tecnológicas de entretenimento representam novas plataformas para as marcas e para os anunciantes, bem como formas interessantes e disruptivas de alcançar novos públicos. No seu artigo, a NewsCred faz referência à app de Realidade Aumentada do Bayern Munique, que permite “incluir-se” em selfies com jogadores como Neuer. Além disso, as possibilidades que a RA e a RV oferecem aos meios de transmissão televisiva, criam uma série de oportunidades para os anunciantes dentro destes espaços. A cadeia televisiva do Reino Unido ITV ofereceu, no ano passado, a transmissão do jogo Inglaterra x Costa Rica, na qual os anúncios foram substituídos e adaptados a cada região do mundo que assistia ao jogo.

Capitalizar o poder dos canais sociais

As plataformas online e as redes sociais são o foco, há anos; não apenas para as marcas desportivas, mas também para todas as empresas que pretendem competir ao mais alto nível. A NewsCred refere que, “os clubes e os atletas reconhecem a importância que os canais sociais têm para a construção da sua fanbase e para obterem receitas, através das oportunidades geradas com as marcas”. Menciona também o exemplo do FC Barcelona e de Lionel Messi no Instagram. Enquanto o clube tem 78 milhões de seguidores, a estrela argentina chega aos 130 milhões. Daí que a instituição use o jogador como um verdadeiro influencer, nomeadamente para promover a identidade e os valores do clube.

O Marketing apoia boas causas

Neste caso, fala-se na criação de narrativas e na exploração do campo do ativismo, com vista a defender causas positivas para a sociedade, para que a mensagem chegue ao público desejado e, acima de tudo, que crie resposta por parte deste. Por exemplo, um dos sucessos do festival Cannes Lions 2015 foi a campanha “This girl can”, da organização britânica Sport England, da autoria da Lotaria Nacional do Reino Unido. Esta campanha demonstra como as mulheres lutam para alcançar os seus objetivos, através do desporto.

O auge do desporto digital ou eSports

Por fim, falta-nos referir o crescimento brutal que o mundo dos desportos digitais ou eSports tem atingido, tanto a nível de popularidade, como de receitas económicas. Por exemplo, na NewsCred são referidos os planos que o Real Madrid tem, para incluir um espaço de eSports no novo Bernabéu, algo que outros clubes de primeira categoria já fizeram, como o Tottenham Hotspur.

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