O Facebook dá maior importância aos conteúdos de qualidade

facebook portugal

conteúdo de qualidade passa a ter maior peso no sistema do Facebook que categoriza a importância das páginas, sobretudo nas que funcionam com objetivos comerciais ou associativos. O objetivo é reduzir o alcance de posts com “likes artificiais” a favor das páginas que partilhem efetivamente conteúdo original e útil.

O Facebook levou assim a cabo uma série de inquéritos para determinar o que é realmente considerado qualidade ao nível dos conteúdos. A conclusão é que, para o Facebook, qualidade  é sinónimo de “actualidade”, “relevância” e temas com elevado potencial de partilha e originários de uma fonte de informação de confiança. Estes são o tipo de conteúdos que o Facebook dará primazia. Também a imagem é considerada como algo relevante, colocada ao nível de uma noticia ou qualquer outro conteúdo informativo.

Considerando estas alterações, a rede social em questão aconselha a que os utilizadores não se preocupem com as mudanças que serão implementadas no seu algoritmo e apenas se limitem a:

· Elaborar posts de actualidade e relevantes.
· Criar credibilidade e confiança com a audiência.
· Questionar antecipadamente se partilharia esse conteúdo.
· Averiguar se o post tem conteúdo que o público queira realmente ver.

Uma das críticas que têm vindo a ser lançadas ao Facebook é que, de forma pouco explícita, seja filtrado o que os utilizadores veem, em vez de se fornecer aos utilizadores mais proactivos as ferramentas necessárias para que estes criem os seus próprios filtros. É certo que esta questão retira alguma atratividade à rede social e alguns utilizadores mais impacientes acabarão por desistir de investir tantas horas na organização dos seus contactos. O Facebook torna-se assim menos útil e, consequentemente, mais aborrecido.

Finalmente, no que diz respeito à qualidade, sempre ficará a eterna dúvida: a audiência em massa quer realmente um produto de qualidade? No caso do Facebook, não está claro se o que se procura é qualidade ou apenas meros momentos de distração e relaxamento proporcionados pelos contactos virtuais com os amigos mais próximos. Não estará o Facebook a perder de vista o seu objetivo original?

Vía | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*