Facebook: porque muitas empresas procuram qualidade em vez de quantidade?

I Like

Vale a pena ler no The Wall Street Journal alguns casos paradigmáticos de como muitas empresas pretendem construir verdadeiras comunidades a partir da sua presença no Facebook, ao invés de acumular quantidades enormes de fãs desnecessários. O artigo que Jeff Elder publicou ilustra casos como o dos Hotéis Ritz-Carlton e que que mostram como a mudança das regras de jogo no Facebook estão a obrigar as marcas a ter estratégias mais precisas e sobretudo baseadas na qualidade em vez da quantidade.

Temíamos que a nossa ligação com a comunidade estivesse em declínio“. Esta foi a principal motivação de Allison Sitch, Vice-Presidente de Relações Públicas do Ritz-Carlton, ao anunciar a interrupção de uma bem-sucedida campanha de posts  promovida no Facebook. Os hotéis têm uma base de seguidores de quase meio milhão de perfis, mas decidiram preterir este crescimento para  se concentrarem em atender e analisar a comunidade de forma a obter benefícios reais e verdadeiros.

Desde que o Facebook filtra o conteúdo para favorecer apenas aquele que considera realmente interessante, as estratégias para criar uma comunidade no Facebook têm de ser mais exatas. O objetivo da marca não é só liderar a guerra dos números, mas também apreender as necessidades dos seus clientes, para assim poder oferecer um melhor serviço. “O tempo de contar fãs acabou. Agora trata-se de analisar o que Social Media pode fazer por si e pelos objetivos reais de negócio“, explica Jan Rezab, executivo chefe na empresa de medição Social Bakers.

O novo algoritmo no Facebook provocou uma queda espetacular do alcance das publicações na rede social. Devemos aplicar a inteligência na estratégia no Facebook e oferecer conteúdo verdadeiramente valioso, útil e vantajoso para o cliente. É obrigatório medir e compreender o que a comunidade pretende de nós. No fundo, trata-se de, por um momento, parar de pensar em números e pensar unicamente nas pessoas para as quais escrevemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*