Os sete elementos essenciais para um post perfeito

Escribir post perfecto

O eterno conteúdo na internet é o que gira em torno de como criar os melhores conteúdos. É uma espécie de meta-conteúdo sobre o qual cada autor coloca o seu grão de areia (na melhor das hipóteses), fazendo uma reedição do que já se sabe, ou plagiando diretamente outras listas similares. Realmente, é difícil sintetizar como deve ser o melhor conteúdo porque existem demasiadas variáveis associadas.

O que podemos dizer é como podemos fazer conteúdos com características imbatíveis e que sejam atrativos  (segundo essas regras), potencialmente compartilháveis, que estimulem a leitura e que captem também os “radares” humanos. Seria algo como uma receita para colocar o seu post no quadro de excelência, sendo que em seguida deve haver um grande conteúdo, embora não seja suficiente.

Encontrámos estes sete ingredientes para um post potencialmente perfeito. Tenha em conta: trata-se de uma receita para posts do “estilo americano”, ou seja, temos que ser racionais e ter em conta como se escreve em Portugal, ou melhor, como se lê.

Por exemplo, os títulos do estilo upsocl envolvem muito, mas não deixam de ser uma interpretação bastante literal do estilo americano. Funcionam porque se aproveitam do componente emocional  (nesse sentido são geniais), mas não vão servir para os posts no blog da sua empresa ou negócio (chega a cansar um pouco ler os títulos).

Em segundo lugar, se não for capaz de estruturar e criar um conteúdo com valor, que seja interessante, original, que forneça, ou que tenha um bom conteúdo, esta receita não irá servir.

7 Elementos chave para criar um post formalmente perfeito

 

Tudo se resume a cumprir o seguinte:

  1. Elabore um titulo com as seis palavras mais decisivas sobre o seu conteúdo. [Aqui encontra mais conselhos para criar títulos atrativos]
  2. Comece com uma história (pessoal, sobre o tema que está a desenvolver,…), algo que atraia o leitor do inicio e aborde mais o tema do seu ponto de vista.
  3. Use menos caracteres nas primeiras linhas. Este truque consegue-se com o cabeçalho alinhado à direita, ou aumentando o tamanho o tipo de letra.
  4. Nunca deixe de incluir uma imagem potente e descritiva. E alinhada à direita, que ocupe metade da largura da coluna.
  5. Utilize as legendas com sabedoria para captar os “radares” de conteúdos. [Aqui aprofundamos sobre como leem os seus visitantes]
  6. Os conteúdos de qualidade são melhores se tiverem um grande comprimento: 1.500 palavras é o comprimento ideal, mas pode sempre aumentar este número sempre que o texto seja bom e que valha a pena.
  7. 7. Inclua excertos seleccionados que se possam partilhar facilmente.

É possível fazer títulos eficazes de 6 palavras? Entenda que se trata de  seis palavras relevantes, ou seja, que não incluem determinados, artigos nem outras palavras necessárias para nos diferenciar de um simples robot que escreve títulos.

É sempre necessária a historia ao início? Não, se o que pretende fazer é uma narração durante 800 palavras do que lhe aconteceu. Se for necessário tente incluir um “insight” do tema a partir do seu ponto de vista, com o bónus de que uma experiencia pessoal dá mais credibilidade e coloca todos no ponto onde pretende ir.

A estrutura visual do post é fundamental. Quanto mais largas sejam as linhas, pior é a experiência de leitura, maior é sensação de complicação no post (como colocar parágrafos quilométricos). Se as linhas são curtas, ou mesmo se os caracteres ao início são maiores, maior é a sensação de fluidez. Instiga a que continuem a ler.

Os títulos intercalados com o texto são muito potentes porque dão, de relance, as chaves do texto e permitem a quem lê na diagonal saber onde está o fragmento que lhe interessa.

No geral todas estas chaves se resumem a dar um grande conteúdo aos visitantes, captar a sua atenção com um título insuperável, que estimule a sua curiosidade e que também “prometa o que vai ler”, seguido de um texto atrativo que prenda até ao final. Esse é o verdadeiro objetivo do post perfeito, em que os leitores chegam, fazem click e avançam até onde foi delineado.

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