Porquê estar no Instagram e como o fazer bem

Instagram for Business

O Think Tank da agência L2 publicou recentemente um estudo que coloca no papel o que praticamente qualquer Community Manager tem vindo a experimentar desde há algum tempo: os conteúdos do Instagram geram 15 vezes mais engagement que os dos canais tradicionais como o Facebook. O estudo, que demonstra que o êxito no Instagram de marcas exclusivas como Louis Vuitton e Marc Jacobs, conclui que a plataforma é imbatível para vender online.

A natureza visual do Instagram faz com que os seus conteúdos, ao contrário dos outros canais baseados principalmente em texto, sejam potencialmente mais compartilháveis. E, por isso, mais rentáveis. Apresentamos alguns argumentos extraídos do estudo, que devem convencer-nos a apostar no Instagram e explorar o seu potencial em benefício da nossa marca.

  • 60% Dos utilizadores não vivem nos Estados Unidos. O Instagram chega a um público global. Os seus utilizadores são tremendamente ativos na Ásia, onde se registam os níveis mais altos de adesão e também tem presença transcendental no mercado chinês.
  • Os utilizadores geram uma grande quantidade de conteúdos relacionados com as marcas. Paradigmático é o caso da Chanel, um dos hashtags mais utilizados embora a marca não tenha presença oficial no Instagram.
  • Exemplo 1: Michael Kors registou um crescimento da comunidade de 56% no último semestre de 2013. Uns 560.000 seguidores novos com campanhas como #MKTimeless o #MKTokyo.
  • Exemplo 2: com o hashtag #BareSelfie, a Lancôme gerou 500 imagens de utilizadores causando 50% das vendas do seu novo sérum ‘DreamTone’

Com estes dados reveladores em cima da mesa, o passo seguinte é começar a ter presença na referida rede e, mais importante, desenvolver uma estratégia de comunicação efetiva para o canal. O Instagram publicou recentemente um guia online de boas práticas para as marcas que se deve ser tido em conta para entender o potencial do meio e retirar o maior partido possível.

Algumas das práticas que o Instagram recomenda para ter êxito no seu canal são:

  1. Seja fiel ao espírito da sua marca: as imagens que coloca devem expressar a personalidade da empresa. Têm de ser reconhecíveis e ter um estilo próprio inegociável.
  2. Compartilhe as experiências dos seus utilizadores. Não se limite a oferecer a sua visão do significado da marca; ofereça a todos o que alguns dos seus clientes pensam de si. Criará laços fortes com a sua comunidade e também compromisso.
  3. Conecte-se com o mundo. Ofereça a visão que o mundo tem da sua marca e como esta se integra nele. Esqueça as atualizações baseadas unicamente no produto e tente ser inspirador com as suas fotografias.
  4. Motive os seus utilizadores. Com hashtags, como os que mencionámos anteriormente, com jogos, com concursos. Os utilizadores do Instagram têm uma facilidade particular para compartilhar conteúdos. Provoque ação para amplificar a sua mensagem.
  5. Conheça o seu público. Estude a sua audiência e ofereça conteúdos atrativos como consequência. É o melhor método para cativar novos seguidores e potenciais clientes.

Está decidido a dar o salto para o Instagram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*