Princípios básicos do content marketing

É importante rever uma série de boas práticas que nos abram os olhos acerca do que devemos fazer e como conseguir uma estratégia de conteúdos atual e efetiva, para chegar aos nossos clientes.

Reitero que a estratégia de conteúdos é uma coisa e o marketing de conteúdos é outra. A relação entre ambos é que a estratégia marca a linha de ação de acordo com os objetivos da empresa e o marketing de conteúdos põe em prática ações que permitam seguir essa mesma estratégia.

Princípios fundamentais para um bom content marketing

  1. Seguir uma regra 70/30: dedique 70% de todo o material que partilha via social media a conteúdo selecionado e os 30% restantes a conteúdo corporativo, ou melhor, conteúdo da marca. Porquê? Existe uma panóplia de excelentes conteúdos não diretamente relacionados com a marca, mas igualmente interessantes, porque não difundi-los? Capta o interesse e realça o conteúdo próprio que queremos partilhar.
  2. Publique ou partilhe conteúdos que valham a pena. Nunca partilhe algo simplesmente porque sim, sob o risco de afetar a sua própria imagem.
  3. Todo o conteúdo que publique pode beneficiar o SEO. Utilize sempre o senso comum e aplique as regras básicas do SEO.
  4. Relacionado ainda com o ponto anterior, otimize a sua mensagem pensando no meio em questão: pense no canal através do qual está a enviar a sua mensagem.
  5. Quanto mais curto, melhor: os conteúdos complexos podem dividir-se em peças pequenas mais “digeríveis”.
  6. Crie a sua reputação baseada na credibilidade. Através dela, temos relevância e autoridade, para além de ter cada vez mais “vozes amigas” que difundam as nossas mensagens.

Existem, claro, mais princípios, mas eu diria que estes são os 6 fundamentais que o podem ajudar a implementar iniciativas dirigidas aos seus canais e de acordo com objetivos pré-definidos. Desde que, claro está, tenha definido uma estratégia interessante e com um objetivo razoável, para o qual se possa caminhar com convicção, passo a passo.

Via | PR-Squared
Image | [Unlimited]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*