Podem as newsletters ser o futuro do jornalismo independente?

Num dos últimos artigos, em que decidimos abordar o tema das newsletters começámos por defender o formato de uma forma geral e previmos um futuro promissor para os mesmos, descrevendo as diferentes utilizações que podem ter. Mas, como a realidade é persistente, fomos conduzidos de forma inexorável para o tema do jornalismo, e especificamente para […]

Read full article

Meios tradicionais contra as empresas tecnológicas: da luta económica à luta de valores

Desde o auge das redes sociais, temos assistido a um confronto direto entre os meios de comunicação tradicionais e as novas fórmulas para alcançar a informação. Na etapa em que vivemos, pautada por uma grande divisão, muito visível nos Estados Unidos, onde encontramos um perpétuo conflito entre as empresas tecnológicas de Silicon Valley e os […]

Read full article

Novos usos para o Instagram: o caso do The Economist

O Instagram nasceu para aquilo para que, em princípio, a maioria dos utilizadores o utilizam. É uma aplicação nativa para o telemóvel e o seu uso mais intuitivo e razoável caracteriza-se por colocar fotografias que tirámos há momentos com os nossos dispositivos, sejam elas de cariz pessoal ou profissional. No entanto, é certo que, desde […]

Read full article

Modelos de subscrição nos meios de comunicação e nas…redes sociais?

Há muito tempo que “namoramos” o tema… Os modelos de subscrição para se ter acesso a parte ou  toda a informação dos meios de comunicação começam a ganhar vida e estão a ganhar novos terrenos. Isto pode ser observado pelos leitores dos vários meios de comunicação regionais do Grupo Vocento, durante os últimos meses do […]

Read full article