Aplicar as bases de ‘House of Cards’ ao marketing de conteúdos

962d9f21f9dbbe610c85a1d6cd39c935

Séries como ‘House of Cards‘ ou ‘Orange is the new black‘ não seguem o modelo de distribuição tradicional. À semelhança de outros produtos da Netflix, as temporadas destas séries são colocadas no ar de uma só vez (no caso de ‘House of Cards’, foram disponibilizados os 13 capítulos da primeira temporada no dia do lançamento da série). Deste modelo, que nasce de uma interpretação ágil das novas tendências de consumo do público televisivo (as célebres maratonas de séries), podemos extrair algumas conclusões valiosas que se podem aplicar no marketing.

“Give them [the audience] what they want, when the want it, in the form they want it in…”

É o que explica Kevin Spacey, ator principal de ‘House of Cards’, ao resumir este novo paradigma neste vídeo. Percebemos que o conhecimento profundo do nosso público e dos seus gostos, são a base de qualquer boa campanha. E que outras conclusões podemos tirar e aplicar?

  • As pessoas querem histórias, bons conteúdos
  • As histórias elaboradas, longas, que pedem ao público um esforço adicional para se envolver nelas, nunca foram bem sucedidas
  • Dê ao seu público o que ele pede.Na Netflix analisam e oferecem em conformidade. Faça o mesmo no seu blog ou nas suas redes sociais.

Voltando a ‘House of Cards’, este artigo na CMO, desvenda algumas virtudes da série e as suas abordagens, que podemos analisar e aplicar com êxito, no sentido de criar boas histórias exigidas pelo público. Uma boa história, como é esta intriga política nos USA, deve ter conflito para criar a tensão necessária para atrair a audiência; ser autêntica e estar focada unicamente para satisfazer os gostos do seu potencial público, antes dos do próprio criador.

Esta apresentação da CMI (Content Marketing Lessons from Kevin Spacey – Don’t Let Your Content Marketing Strategy be a House of Cards) resume bem o que podemos aprender do êxito de Kevin Spacey e da filosofia que emanam muitas das suas personagens, não só Frank Underwood, para o aplicar com êxito no marketing.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.