Como melhorar o seu blog?

hands-545394_640

Deixando de lado a obsessão de alguns por destituir o blog, o blog continua a ser uma peça fundamental em toda a estratégia, não só na estratégia de conteúdos mas também na estratégia global que queira traçar para o seu negócio: seja uma estratégia para vender produtos ou uma estratégia de marca pessoal, o blog serve para centralizar as atividades. E, sem sombra de dúvidas, os conteúdos vendem, se estiverem bem feitos. Como pode potenciar o blog?

Potenciar um blog significa alcançar novas audiências que se identifiquem com os conteúdos que fazemos, alcançando o nosso público-alvo (e, em ultima instância, persuadi-lo a comprar).

tinkle-contenidos

É importante colocar ênfase em tudo o que rodeia o conteúdo para o dar a conhecer. Para tal, pode optar por qualquer uma destas sugestões ou até por ambas:

  • Se enviarmos uma newsletter (seria interessante aprender com newsletters como as do The New York Times), esta deve ser capaz de vender o conteúdo, devemos ser capazes de criar o interesse em fazer clik e chegar ao nosso blog sem necessidade de utilizar as conhecidíssimas fórmulas de “clica aqui”. Cuide dos títulos para que sejam sugestivos e ofereça a informação justa para quem o lê e que fique com vontade de saber mais.
  • Se falamos de redes sociais, devemos adaptar o conteúdo à linguagem específica dessa rede social e não replicar exatamente a mesma estratégia no Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat… porque, em primeiro lugar, não vai conseguir bons resultados; em segundo, não está a acompanhar o funcionamento de cada uma das diferentes redes sociais, o que o faz perder a oportunidade de criar engagement.
  • A melhor forma de conseguir que alguém consuma conteúdos premium, que descarreguem um ebook ou um white paper… é oferecer uma “amostra”. É assim de simples. É o que se conhece como teaser ou no cinema como trailer: trechos do que os visitantes vão encontrar quando descarreguem o ebook ou a infografia e que chamem à atenção e sejam relevantes!
  • Faça um arquivo de conteúdos intemporais. Em inglês são chamados de “evergreen content“, conteúdos “eternos” que estão sempre atuais e que podem voltar a ser distribuídos nas redes sociais. Estes conteúdos podem ser utilizados como ferramenta para fazer crescer a audiência e alcançar novos públicos.
  • que acontece se tem um conteúdo antigo, mas realmente muito bom? Reutilize-o. Temos que ser criativos e tirar proveito dos conteúdos bem-sucedidos: um conjunto de posts sobre um determinado tema, mas que ficou “perdido no arquivo” pode criar um ebook para descarregar um dado, uma estatística, pode ser um bom tweet ou uma imagem que partilhamos no Pinterest. São muitas as possibilidades. Para quê refazer um conteúdo se o podemos transformar?
  • Consiga informação sobre o que a sua audiência procura. Como? Com as ferramentas  Google Trends, ou o Ubersuggest.

Nunca fique parado. O blog é um elemento vivo da sua estratégia e deve cuidar dele, alimentá-lo diariamente ou pelo menos com alguma frequência e periocidade; dar-lhe bons conteúdos; pensar adiantado, planificar alguns conteúdos “eternos”; idealizar conteúdos reutilizáveis no futuro; desenhar o discurso de cada rede social separadamente; criar conteúdo premium, conteúdo que sirva para descarregar e mantê-lo visível e apetecível com bons teasers.

Via | Newscred

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.