Como os restaurantes adicionam o Instagram à sua estratégia de negócio

Cómo los restaurantes añaden Instagram a su estrategia de negocio

Da mesma forma, que todas as empresas que querem ser líderes têm que contar com uma estratégia de Marketing de Conteúdos, todos os restaurantes que querem triunfar no mundo do século XXI têm que ter presença no Instagram.

Podemos estabelecer esta afirmação como regra? Para dizer a verdade não, mas o Instagram pode ser um grande filão para os amantes de cozinha e muitos já conseguiram uma boa fatia dele. Só o hashtag #foodporn conta com mais de 100 milhões de publicações e #food  está perto de duplicar esse valor.Porque as pessoas gostam tanto de partilhar fotos de comida?

O que sabemos é que muitos projetos de restauração, se iniciaram com a mente posta numa estratégia digital ou mesmo, sendo estabelecimentos consolidados, entraram no caminho das novas tendências.

Pensar em restauração para o Instagram


O Columbia Room é um popular bar de cocktails da cidade de Washington. Recentemente os seus donos explicaram numa entrevista em The Washingtonian como o Instagram os influenciou na decoração do seu estabelecimento. Mais luzes a iluminar pratos e cocktails no momento da foto, melhor distribuição do espaço e atenção ao mínimo dos detalhes.

Estamos perante uma estratégia que anda de mãos dadas com um grande produto, colocado num contexto interessante, pensado para satisfazer o cliente. Em vez de o converter num lugar altamente plástico, cada passo é pensando para o momento em que os utilizadores expõem online a sua própria experiência.

De certeza que conhece mais do que um estabelecimento em que o design e a inovação não estão só no prato.

Instagram stories para restaurantes


A nova proposta do Instagram para competir com o Snapchat foi o Instagram Stories. Com esta nova funcionalidade, a rede social permite partilhar histórias formadas por um ou mais vídeos e/ou fotos, que também podem ser editadas. Estas pequenas histórias desaparecem em 24 horas, o que lembra o Snapchat e anunciam-se no início da sua timeline.

As características intrínsecas desta nova ferramenta permitem os restaurantes e bares encenar, por exemplo, um behind-the-scenes sobre como funciona o local, apostar em ofertas ou novos descontos, promoções de menus ou eventos, assim como entrevistas à equipa.

Inclusivamente agora, apesar dos poucos anos que passaram desde a sua criação, podemos falar de fórmulas tradicionais de estratégias de Marketing online no Instagram: “publica uma foto do teu prato favorito e ganha…”;“Partilha a tua experiência connosco e entrarás no sorteio de…”. E agora? Que novas fórmulas nos trarão o futuro?

Foto | Columbia Room

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