De 140 a 10.000 caracteres: sobre as novas longas atualizações no Twitter

De 140 a 10.000: sobre las nuevas actualizaciones largas en Twitter

Segundo re/code, o Twitter está a trabalhar para lançar uma opção que permita publicar twits longos, expansíveis, supostamente até 10.000 caracteres. Dizemos adeus ao tradicional limite de 140 caracteres, que marcou a personalidade desta rede social desde o seu início, e damos as boas vindas às novas possibilidades narrativas das novas mensagens diretas. A aposta do Twitter pelo consumo de conteúdos é clara: Como pode afetar a audiência? E as marcas e os meios de comunicação?

A primeira conclusão é clara: desde que chegou Jack Dorsey, o Twitter procura aumentar a sua audiência, de uma maneira um pouco desesperada, para competir pela sua fatia do bolo publicitário na guerra pelo acesso aos conteúdos. O lançamento de Moments e os rumores que apontavam uma revolução na timeline, para superar a tradicional leitura cronologicamente inversa, são sinais que reforçam esta leitura.

Embora a evolução do Twitter não se ter tornado necessariamente numa melhor experiência para o utilizador, tudo aponta que será impossível pará-la e até de converte-la num verdadeiro contentor de conteúdos. Mais que uma enorme porta de acesso com links, um lugar onde pode sentar-se a ver o que aconteceu no mundo no conforto da sua casa. O Facebook, com Instant Articles, e o Snapchat já o são; com os tweets expansíveis os editores poderão criar histórias especialmente desenvolvidas para serem consumidas no Twitter do princípio ao fim.

Questions still remain, of course. What might ads tied to hosted content look like? Could Twitter put an ad inside a tweet? Imagine reading a headline in a tweet, expanding that tweet to read an article, and coming across some kind of ad midway through the story or along the right rail.

A ideia, embora envolva diluir por completo o ADN do Twitter, oferece ainda demasiadas incógnitas: que papel terá a publicidade neste novo Twitter? Será mais que interessante para as marcas e meios de comunicação que entendem a importância de criar conteúdo diferente para distintos tipos de audiência e distintas plataformas de distribuição.

Em Enrique Dans | No son tweets largos, son otra cosa

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.