Digital News Initiative: Google financia projetos de jornalismo e inovação

Em 2015, a Google decidiu fundar um poderoso fundo de financiamento, o DNI (Digital News Initiative), com o objetivo de provisionar recursos económicos para meios de comunicação digitais europeus que contem com projetos interessantes ao nível da  tecnologia e inovação. .

Na que já é a terceira ronda de financiamento do fundo, a Google financiou, com o DNI, um total de 107 projetos em toda a Europa, com um valor de mais de 21 milhões de euros.De entre de mais de uma centena de projetos escolhidos este ano (houve um incremento em 29% das solicitações face ao exercício anterior), poderíamos analisar alguns casos interessantes.

Protejo do repórter robot

A agência de notícias britânica Press Association foi uma das maiores beneficiárias este ano, com um dos projetos mais inovadores: RADAR (Reporters and Data and Robots). Trata-se de um sistema de automatização que criará 30.000 notícias por mês, no ecossistema digital.

Os destinatários destas notícias são pequenos meios locais que beneficiarão destes conteúdos em grande volume.

 

DNI de Google: periodismo e innovación

O caso da WikiTribune, do fundador da Wikipedia é também interessante. O seu objetivo é combater o clickbait e as fake news apelando à participação da comunidade, à semelhança do que já faz a grande enciclopédia online gratuita.

Muitos foram os projetos apresentados e premiados com o fundo DNI da Google. Para obter mais informações sobre todos eles, visite https://digitalnewsinitiative.com/dni-projects/.

 

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.