Hiperligação para os outros é quase sempre bom; hiperligação para os seus conteúdos é melhor

office-625893_640

A hiperligação continua a ser a pedra fundamental do posicionamento na web. Isto continuará a ser verdade enquanto os rankings forem calculados pela relevância das referências, e como parece que isto não vai mudar nos próximos anos (embora mude a maneira de avaliar a influência e a relevância), vamos continuar a adorar este excelente recurso para completar os nossos conteúdos.

A hiperligação externa, para outros sites, é uma maneira de completar a informação perante o nosso público e além disso de assinalar a terceiros que estamos a fazer uma referência ao seu conteúdo.

Fazemos a hiperligação porque consideramos os conteúdos de terceiros de grande qualidade, e portanto, em vez de os rescrevermos, fazemos referência aos mesmos. Isto é bom porque completamos a nossa informação e a terceira pessoa vê a sua relevância aumentar num tema concreto.

A hiperligação interna é, muitas vezes, bastante desconhecida ou um esquecimento. Acreditamos que é sempre melhor ter uma hiperligação de fora, porque ao fazer isso estamos a dar mais credibilidade ao nosso conteúdo e ajuda-nos a posicionar melhor.

Isto é um grande erro por várias razões, e uma delas é que não acreditamos ser capazes de criar bons conteúdos. Que tipo de hiperligação interna pode fazer? Rand Fishkin conta-nos num dos seus Whiteboard Friday:

Podíamos ter uma hiperligação para o nosso próprio artigo de análise ou para a categoria de vídeos, ou podemos ter um vídeo na parte inferior da página. Estou a proporcionar navegação ao utilizador. Estou a ajudar os visitantes a irem onde querem ir. Isto é algo muito positivo. Não só pode ajudar a conseguir que essas páginas sejam indexadas e examinadas, como também pode ajudar a ter um ranking mais alto com algumas reservas. Assim as hiperligações internas adequadas, podem ter um impacto positivo num site maior.

Existem algumas salvaguardas que devemos ter em conta, pois também é possível cometer erros com a hiperligação interna. Mas à parte disso, as hiperligações internas são melhores quando a página tem mais valor nos rankings. A maior relevância de uma página é que faz com que uma página interna pouco conhecida receba um bom empurrão para cima.

Por hiperligações bem-feitas, entendemos que estejam situadas num lugar em que despertem o interesse de quem está a ler e não hiperligações postas a “ferros”. Por exemplo, hiperligações de uma categoria específica, como uma categoria “vídeos”, com hiperligação sempre que encontramos a palavra “vídeo” ou “vídeos”, seria absurdo, pouco interessante e poderíamos ser penalizados.

Em suma, uma regra básica para criar hiperligações é que, o conteúdo tenha valor para quem está a ler. Umas vezes será um conteúdo externo, outras será um conteúdo interno. Sempre que faça sentido, que proporcione contexto e que não esteja forçado, funcionará muito bem.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.