Links no Instagram: porque são uma decisão determinante?

Por qué los links en Instagram son clave

Há já vários meses que sabemos que o Instagram quer ganhar terreno ao SnapChat. A rede social que ficou conhecida pelos seus filtros de vídeo e as suas propriedades singulares está a triunfar entre o público adolescente. O Instagram não fez mais do que copiar algumas das suas características, sem qualquer pudor.

Este verão descobrimos as Stories, que são na sua essência, uma cópia da proposta do SnapChat: vídeos que desaparecem ao fim de algum tempo, editáveis e com filtros. Faz parte da estratégia global do Facebook contribuir com mais conteúdos de vídeo e estar a par das novas tendências.

Links nos comentários

Uma outra revolução que o Instagram passou a oferecer nos últimos meses é a possibilidade de juntar links às histórias. Até há bem pouco tempo atrás só era possível incluir URLs na descrição do perfil.

Desde o dia 10 de novembro, algumas contas já podem incluir links nas Stories sob a forma de um botão See More (“Ver mais”). Esta ligeira alteração criou uma oportunidade muito interessante para o Marketing Digital que foi muito bem recebida de forma geral.

Tráfego para os Publishers


Matt Karolian, do Boston Globe, publicou no Medium, como é que a novidade foi recebida. Os resultados foram díspares uma vez que obtiveram links com 2.000 cliques e outros links tiveram taxas tão baixas que só alcançavam os 200 cliques.

No entanto, o CTR destas histórias é mais alto que a média de uma publicação no Facebook, com resultados por clique entre 5% e 12% nas histórias publicadas.

Ainda falta algum tempo até que se perceba o real impacto desta novidade. No entanto,

não deixa de ser uma nova fonte de tráfego para conduzir o público às páginas desejadas já que as funcionalidade do Instagram eram muito limitadas até ao momento.

Um passo em frente na caça do anunciante


Criadores que querem dar a conhecer os seus vídeos ou canções; retailers que procuram mais tráfego para um site de e-commerce; meios que desejam mais visitas nos seus artigos…

O Snapchat disse que iria oferecer estas facilidades aos anunciantes, mas ficou mais que evidente que no ecossistema das Redes Sociais, o que consegue facilitar a criação de leads ou a monetização do conteúdo é o que sobrevive.

Aguardamos as conclusões desta novidade mas o Instagram posiciona-se já um passo à frente na conquista do setor, que no final sobrevive em redor de uma constante evolução e na concorrência.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.