Mãos à obra: melhore já o engagement do seu blog

Blog Logo

Melhorar o engagement do seu blog é semelhante à busca da pedra filosofal ou do Santo Graal das comunicações. É algo que todos querem, que todos procuram, mas poucos são capazes de o conseguir de uma maneira genuína. Engagement é construir uma relação bidirecional, ou seja, conseguir que um potencial cliente/leitor passe a ser leitor/cliente habitual. Significa conseguir que certa pessoa se conecte connosco e que estabeleça uma relação a longo prazo, de qualquer tipo.

A teoria é inestimável, quase romântica.Mas como o conseguimos de verdade? Em primeiro lugar temos que frisar que não é possível alcançar um compromisso a longo prazo com um entusiasta da pesca se falarmos de peças para o carro (simplificámos ao máximo com este exemplo). Ou seja, o engagement real é alcançado com indivíduos que sejam entusiastas/seguidores genuínos do que nós oferecemos.

Não interprete mal o exemplo anterior. Um entusiasta da pesca pode ter carro e necessitar de vez em quando de peças. Se conseguirmos que venha à nossa casa e que cada vez que necessite, regresse, estaremos a construir essa relação que tanto valorizamos. O exemplo pretendia ilustrar outra parte do conceito: se nunca vou ter interesse no produto ou serviço que oferecem, não existe possibilidade de engagement.

Cinco elementos simples para melhorar esse engagement

 

É imprescindível ler este artigo da Content Marketing Institute, porque ao analisá-lo podemos encontrar cinco pontos muito interessantes para potenciar a nossa capacidade de engagement.

  1. Um link claro e transparente.
    Comece no título, que é a primeira coisa lida nos seus conteúdos. Se não conseguir cativar as pessoas com esse título, ao explicar qual o assunto e em que sentido os ajudará, o conteúdo que propõe terá perdido mais de 50% de leituras.
  2. Uma estrutura definida e que convide a ler.
    Evite parágrafos gigantescos e opte por uma estrutura fluida, mais visual, com parágrafos pequenos (inclusive pode variar o tamanho dos mesmos para dar ritmo), com imagens, diagramas, gráficos. É fundamental planear um pouco o design das suas publicações/posts antes de começar a escrever.
  3. Uma conclusão visível e satisfatória que complete o conteúdo.
    Se está a criar um conteúdo que dá uma solução ou explicação sobre algo, terá que terminar com uma conclusão fechada, satisfatória e que acrescente valor a quem lê o desenvolvimento. Se não, porque leram até aqui? Não encerrar bem o conteúdo, significa que, quem o ler sentirá que perdeu o seu tempo.
  4. Faça uma pergunta, algo que motive quem lê a tomar um partido ou a comentar.
    Esta é a parte ativa para conseguir uma relação mais além. O convite a comentar no final do artigo é o mais típico, mas às vezes uma simples pergunta que motive quem leu o conteúdo, é mais que suficiente para dar esse passo.
  5. Conflito.
    Este recurso tem que ser bem doseado, uma vez que não é positivo criar conflito porque sim. É bom posicionar-se em alguns aspetos de uma maneira evidente e sem fissuras, mas a fronteira entre criar um pouco de polémica e organizar uma batalha campal, é muito fina e não a irá querer ultrapassar.

Alguns conselhos extra para ir ainda mais além


engagement to blogs

A gestão do conteúdo relacionado é fundamental para conseguir potenciar o engagement. Se encontrarmos a tecla para fornecer aos utilizadores, os conteúdos relacionados que realmente lhes interessem, estamos no caminho de conseguir que permaneçam mais tempo no nosso blog a consumir conteúdos e a viver uma experiência positiva.

Isto não se consegue atingir a 100% com plugins ou com ferramentas como a nova Google Matched Content, pelo menos não em projetos grandes e específicos. PPara projetos que estão numa fase inicial, pode ser interessante contar com o Matched Content. Se não for o caso, é importante planear a estratégia concreta de conteúdos relacionados, elegendo de forma quase manual os conteúdos que melhor se relacionam com o atual e propondo de forma ativa um fluxo de tráfico que alcance o objetivo que planeámos.

Outra técnica para conseguir engagement, é a de favorecer a ação de partilhar o conteúdo, destacando os botões sociais no design. Se o fizermos bem, a quantidade de retweets, likes no Facebook ou em qualquer outra maneira de partilhar conteúdo será potenciada.

Conclusão

Para conseguir estabelecer uma relação duradoura com os visitantes do blog, sejam clientes ou não, temos que adotar uma postura ativa. Temos que ir atrás, mostrar o que querem ver, solucionar o problema que os preocupa ou dar-lhes o que procuram. E se além disso, conseguirmos guiá-los pelos nossos arquivos, descobrindo assim, mais do que lhes possa interessar, relacionado como o que encontraram no nosso blog, muito melhor.

Esta é a maneira mais barata de conseguir que as pessoas se interessem pelos nossos conteúdos: proporcionar-lhes conteúdos interessantes e completos. Alguma vez pensou neste ponto?

Mais informação | Filament
Fotos | Christian Schenettelker, Marco Raaphorst

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.