‘Moments’, o passo definitivo para um novo Twitter?

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Não é segredo que o Twitter passou anos a esforçar-se para ampliar as suas audiências e criar um ecossistema que lhes permita ser mais competitivo na luta pelos anunciantes. Com esse objetivo em mente nasce a sua aposta mais potente no negócio de conteúdos. ‘Moments‘ quer transformar o modo como consumimos notícias e eventos no Twitter, oferecendo tweets selecionados de uma vasta gama de temas, do entretenimento ao desporto, apoiando-se principalmente em fotos, vídeos, vines e gifs. Cada ‘momento’ está composto atualmente de 10 tweets e parece bem assim.

A partir de agora (apesar de neste momento a função só estar ativa nos USA), não precisará seguir um utilizador ou um determinado hashtag para receber conteúdo específico sobre notícias, sucessos ou eventos em direto. Poderá seguir um ‘momento’ que adicionará tweets relevantes à sua ‘timeline’ só durante o evento. Mais tarde desaparecerá e não será obrigado a receber mais essa informação.

Os ‘Moments’ são para os utilizadores que não têm tempo para criar a sua timeline perfeita“, explicou Andrew Fitzgerald, responsável do projeto. Ou seja, mais curadoria e dulcificação de conteúdos por parte do Twitter, para chegar ao utilizador casual. ”Queremos que cada ‘moment’ conte uma história, que tenha principio, desenvolvimento e final de forma a remarcar os melhores tweets, aqueles que sejam representativos de uma conversação“, comenta Andrew Fitzgerald.

Em essência, ‘Moments‘ é a maior mudança que o Twitter sofreu até à data. É um adeus à estrita em ordem cronológica da timeline, na maneira de consumir notícias nesta rede social e um ‘caramelo’ para marcas e meios que terão, segundo AdAge, opção de promover tweets dentro desses ‘momentos’

Para criar estes pacotes informativos (acessíveis através de uma coluna específica na app e na web), que sirvam de guia no consumo de informação, o Twitter contratou editores experientes em separar a palha do grão nas redes sociais, tal como fez o Snapchat ou a Apple embora estes resistam a ver ‘Moments’ como um produto informativo. No entanto, os editores estão a aplicar técnicas periodísticas na eleição desse conteúdo sob estes princípios gerais.

Como tem acontecido com os ‘Instant Articles‘ do Facebook ou com o Snapchat, o projeto arranca com a colaboração de uns quantos grandes meios interessados em captar a atenção dos utilizadores móveis através da informação. BuzzFeed, Bleacher Report, Fox News, The New York Times, ou The Washington Post são alguns dos primeiros ‘partners‘ que trarão ‘moments’

Em Wired | Meet Moments, Twitter’s most important new feature ever

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