Não se trata de visitas, trata-se do tempo que passam contigo nessas visitas

tumblr_inline_n7fibxnkxe1r96r7k

Medium, Youtube ou Financial Times começaram a mostrar aos anunciantes como são bons ao dizer que os seus visitantes passam mais tempo nos seus sites que em qualquer outro. Deixaram de usar métricas tradicionais como as páginas vistas, os visitantes únicos e algumas mais recentes como, por exemplo, as vezes que se partilhou um post nas redes sociais? É lógico (e mais ajustado à realidade) medir o rendimento de um site segundo a satisfação da pessoa que o visita, é importante saber quanto tempo foi usado esse site.

Quem tem uma boa explicação é Tristán Elósegui. Muitas vezes ficamos obcecados com a métrica errada, especialmente se os nossos esforços estiverem focados no social. Um post que foi partilhado muitas vezes será, evidentemente, um post bem-sucedido, mas mesmo assim pode não estar a fornecer o verdadeiro valor ao projeto. Alguém partilhar um post não implica necessariamente que o tenha lido. Muitos utilizadores simplesmente partilham links porque se sentem atraídos por um bom título ou inclusive para o puder ler mais tarde.

O que devemos procurar é tráfico de qualidade. Tristán Elósegui propôs uns quantos indicadores para definir se as nossas visitas são de qualidade (principalmente baseadas na fonte que fornece o tráfico). Meios bem sucedidos como Upworthy estão totalmente centrados no que eles chamam ‘attention minutes ou Total Time Reading‘. Medem quanto tempo permanece o utilizador numa página de conteúdo ou num vídeo, até que abandona o site. É a única métrica que conta para eles e inclusive divulgaram o código com o qual medem.

Construir uma estratégia sólida nas redes sociais fornece o primeiro empurrão, e um bom canal de distribuição não é mais importante que criar conteúdo de qualidade para que o êxito se mantenha no tempo.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.