Nova mudança no algoritmo do Facebook, mais problemas para as marcas?

FBNEWS

O Facebook voltou a alterar a receita do algoritmo que configura o modo de distribuição dos conteúdos nos nossos murais. Agora irá favorecer a publicação de histórias dos nossos amigos. Neste artigo da Business Insider pormenorizam as três mudanças que o Facebook introduziu no algoritmo, mas na prática, muito resumidamente, as histórias das pessoas que consideramos mais chegadas terão a partir de agora mais peso no News Feed que as realizadas por páginas de marcas ou meios de comunicação. Mesmo que estas últimas sejam histórias com muitos gostos e comentários.

Novos problemas para as marcas e meios? É hora do clássico pânico que precede a cada retoque do Facebook? É tempo de aumentar o investimento em anúncios do Facebook? Adweek reune os pontos de vista de uns quantos especialistas em marketing, e os mesmos vão do pessimismo absoluto até ao moderado otimismo. O que parece certo é que as mudanças não irão afetar por igual todas as páginas e que teremos que colocar a qualidade sobre a quantidade na criação de conteúdos.

Contudo, a aproximação mais sensata às mudanças que o Facebook continuamente propõe em benefício próprio, é não reduzir a nossa estratégia de distribuição unicamente a esta rede social. Evidentemente, não é uma opção abandonar um lugar onde se reúne uma audiência de 1 bilhão de pessoas, mas sim limitar a dependência que tenhamos dela. E como sempre, com qualquer mudança no Facebook, resta esperar e testar para entender o que significa e implica exatamente para o nosso negócio. Dito de outra maneira, continuar a tentar decifrar a psicologia do Facebook.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.