O auge do especialista em plataformas sociais nos meios
Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Periscope, web, apps, Instant Articles… os meios de comunicação têm hoje à sua disposição muitas opções para distribuir os seus conteúdos, uma panóplia de cenários, cada um com diferentes características, para criar bom conteúdo que seja capaz de se conectar com a sua audiência. O problema claro, é qual usar e como o usar corretamente. Desse novo problema nasceu um novo trabalho que já é chave e continuará a crescer com grande importância nos próximos anos: o especialista em plataformas sociais.
Condé Nast International publicou não há pouco tempo uma oferta de emprego para um “platform relationships manager” que ajuda a coordenar o trabalho em Social Media e os canais de vídeo e apps da empresa. Não são os únicos que tiveram esta necessidade: na Vox Media existe um Director of Partner Platforms, uma figura que se encarrega de liderar os esforços editoriais e comerciais nessas plataformas, pontos-chave para as distribuição do seu produto. No USA Today existe uma equipa de 10 pessoas dedicadas às relações com os canais sociais e em Slate Group (Slate, Slate V, The Root, and ForeignPolicy.com) é o seu vice presidente Dan Check, quem lidera a relação com os canais de distribuição social.
Os meios de comunicação publicam continuamente nas redes sociais criando um tipo de conteúdo que complementa e em algum dos casos substitui o que oferecem nas suas apps ou nos seus portais. Para rentabilizar esforços e chegar realmente aos seus leitores é necessário entender as peculiaridades de cada canal, serem capazes de criar o melhor conteúdo possível para cada plataforma e de criar receita aproveitando as possibilidades de cada rede social.
“Tornou-se em algo tão importante que realmente é necessário um especialista dedicado. Queremos alguém que se dedique por completo”, explica Melissa Bell, vice presidente da Vox Media, neste artigo para o Wall Street Journal. Os grandes meios precisam de uma figura central e unificadora que conheça tanto o meio como cada uma das vozes de onde será distribuído o conteúdo. É um posto em ascensão.