O Brand Journalism veio para ficar

El Brand Journalism está para quedarse

A convergência entre os diferentes meios de comunicação é cada dia maior, graças à Internet e às novas tecnologias. O panorama está a modificar-se.

O Marketing Digital veio dar voz às marcas, que optaram por criar os seus próprios meios de comunicação, através de blogs, redes sociais e em todas as práticas associadas ao Content Marketing. A Hubspot publicou um texto dedicado ao Brand Journalism que começa com: “Agora, todos fazemos parte do negócio dos meios!”.

Atualmente as empresas vencedoras apostam em estratégias de conteúdos construídas com base em mensagens chave destinadas a criar um conceito da marca. Todos querem aliciar o consumidor com o melhor storytelling.

 

O que é o Brand Journalism?

A linha que divide o Brand Journalism e o Content Marketing é muito ténue. Comecemos pelo primeiro conceito.

  • O Brand Journalism consiste em criar conteúdos elaborados, criar uma história que não acaba no papel, mas que se complementa e adquire forma nas redes sociais.
  • O objetivo é criar reputação de marca, awareness e assentar as bases para posteriores impactos da marca (retargeting).

Um exemplo muito partilhado foi a plataforma Coca Cola Journey, o meio online que a famosa marca de refrigerantes lançou. Mais de 44 jornalistas, bloggers e colaboradores contribuem para criar conteúdo sobre os projetos solidários e campanhas da multinacional.

Um dos requisitos do do Brand Journalism é contar a verdade e nada mais do que a verdade. É a sua fórmula de sucesso: quem lê as histórias confia e, desta forma, é possível associar a filosofia e os valores da empresa.

Storytelling, a palavra mágica

O Content Marketing  está amplamente consolidado e a diferença face ao Brand Journalism é que pretende aumentar a procura de produtos ou serviços de uma empresa, através de informação interessante. Está mais focado em criar leads e conseguir a lealdade dos seguidores existentes.

O Brand Journalism veio para ficar, porque é um passo mais à frente do Content Marketing. Criar uma história longe do tradicional comunicado de imprensa ou do gabinete de imprensa em geral.

Se está familiarizado com o Marketing Digital, saberá que o termo Storytelling é um dos que está mais na moda dentro do setor. E este conceito é multiplataforma, já que a ausência de limites no ambiente digital permite que a narração da história vá bastante mais além do que um único meio de difusão.

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.