Onde estão os meus influencers?

influencers

Para uma marca, um influencer é uma pessoa de valor quase incalculável.São pessoas que lideram a opinião sobre os nossos produtos ou marcas nas redes sociais, influenciando diretamente potenciais clientes. Por norma, os influencers são indivíduos que já são clientes ou conhecem relativamente bem a marca, que acompanham e partilham por iniciativa própria os conteúdos ou opiniões positivas. Como podemos saber onde estão? E, mais importante, como podemos criar uma relação com eles?

Primeiro passo: encontrar os influencers da marca


O primeiro passo será identificar as pessoas mais influentes sobre os nossos produtos ou marcas, tendo bem claro o que queremos e o que não queremos.
Por exemplo, um influencer sobre basquetebol não nos interessa se vendermos aspiradores, mas talvez possa fazer sentido se fabricarmos ténis. Por outro lado, a quantidade de seguidores de cada influenciador não é o que realmente interessa e não deve servir como o único barómetro de qualidade. O que interessa é o tipo de influência sobre outros com a nossa marca ou produto. Ou seja, não nos interessam pessoas que armazenam seguidores sem um critério que nos seja vantajoso, porque na hora da verdade só nos interessará uma reduzida percentagem dos mesmos. É mais atrativo uma pessoa com menos seguidores, dos quais uma elevada percentagem possa converter-se num potencial cliente nosso.
Com efeito, este é um dos principais obstáculos para conseguir gerar conversações com os potenciais clientes através dos nossos influencers, porque se apostarmos em “influencer” com 100.000 seguidores, dos quais apenas nos interessam 250, teremos 0,25% de conversação. Se apostarmos numa pessoa com 5.000 seguidores que nos consiga gerar estabelecer ligações com esses mesmos 250, a conversação será de 5%. E será mais fácil aceder ao segundo influencer, que de facto é um influencer mais puro.
A recomendação é utilizar algumas das ferramentas mais comuns para detetar influencers e fazer uma filtragem para ficarmos com aqueles que realmente doutrinam sobre as nossas marcas, os que recomendam os nossos produtos, os que contribuem com conteúdos sobre os nossos produtos…

E os influencers dentro da empresa?


Na nossa empresa também deveremos ter indivíduos que tenham presença na rede e que sejam, a seu modo, influenciadores. Isto é necessário por vários motivos, que podem passar por estar atento a tudo o que se diz sobre a companhia, o produto ou o serviço, detetar crises e até mesmo mediá-las. É muito interessante este pequeno fragmento sobre influencers internos (a própria empresa ou companhia).

O momento da verdade: conecte-se com eles


Este é o momento, já conhecemos os influencers e pretendemos agora construir relações. Como? Poderão consultar este plano de content marketing para os seus seguidores mais influentes, mas resumidamente:

  1. O primeiro passo é dar a conhecer, fazer com que o influenciador conheça a empresa, o que faz ou quais as suas mais-valias. Para isso poderemos adotar algumas destas ideias:
    1. Segui-lo nas suas redes sociais.
    2. Partilhar os seus conteúdos na sua própria rede.
    3. Comentar no seu blog.
  2. Se essa pessoa já conhece a empresa / produtos / serviços, é o momento de dar um passo em frente e tentar conseguir que colabore consigo. Isto significa:
    1. Ter uma comunicação mais ativa, partilhar histórias de outros clientes, etc..
    2. Oferecer a prova de um produto, o acesso antecipado a um serviço,… algo que possa experimentar ou ter nas suas mãos antes de qualquer outra pessoa, fazendo-o sentir-se especial.
    3. Se houver oportunidade, será fantástico contar com o influencer para que este contribua de alguma maneira com algo no desenvolvimento do produto ou serviço.
  3. Se passarmos esta segunda fase, estamos num momento decisivo em que conseguimos “cativar o influencer “, ou seja, conseguir trabalhar diretamente com ele em nosso benefício. Esta é uma etapa de valor comum para ambas as partes:
    1. Podemos convidá-lo a criar conteúdos para o seu blog ou canal que utilize.
    2. Podemos convidá-lo a contribuir com um ebook, um tutorial, um vídeo…
    3. Em resumo, podemos trabalhar diretamente com os influencers, algo que era o objetivo desde o início.

Mais informação | El marketing de influencers consolida su valor estratégico
Foto | MSLGroup Global

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.