Otimizar posts no Twitter, Facebook e Instagram
Nas redes sociais não é suficiente descobrir, editar, criar e partilhar um bom conteúdo. É essencial saber tratar de forma adequada o dito conteúdo em função das dinâmicas da plataforma que estamos a utilizar no momento, das particularidades do nosso produto e das necessidades e hábitos da nossa audiência.
Se pretende que as pessoas partilhem o seu conteúdo, deve manter a qualidade durante todo o processo. Desde a criação até ao tratamento e à posterior distribuição. Por tudo isto relembramos uns quantos pontos a ter em conta para otimizar as suas ações no Twitter, Facebook e Instagram.
Otimizar o Facebook
- Use imagens para provocar atividade na sua comunidade. Assegure-se de que estão otimizadas à escala correta para funcionar sem problemas nos dispositivos móveis. Além de, serem atrativas no conteúdo e na forma. Use frases sobre a imagem.
- Informe. Forneça dados e chaves para adicionar valor ao seu conteúdo. Faça-o nas atualizações de texto e também com imagens ou infografias.
- Sempre com link. Esta ligação permite dar ainda mais conteúdo aos seguidores. Os últimos estudos mostram que recorrer aos link shorteners no Facebook pode fazer com que o seu público não clique no link pois não sabe para onde vai, mas estes serviços permitem-lhe medir a utilização dos links.
- Converse, responda aos comentários. Fale com os seus seguidores.
- Vibrações positivas. A positividade incentiva à partilha dos conteúdos.
- Escreva quando os outros podem ouvir. Meça e analise para averiguar as melhores horas do dia e da semana para postar.
Otimizar o Twitter
- Chame para a ação. Guie os seus seguidores. Incentive-os a interagir.
- Cuide o estilo. Ter um espaço limitado não obriga a uma ortografia pobre.
- Encurte os links. Não tem espaço suficiente e também, relembre, poderá medir o impacto que o conteúdo alcança se usar os link shorteners.
- Pregunte. Incentive à participação com preguntas relevantes ou oferecendo dados curiosos que incitem o debate.
- Mencione e re-tweet. Mostre que está inserido na comunidade. Ofereça conteúdo valioso de outros com re-tweets e mencione líderes de opinião ou usuários especialmente ativos para criar fidelidade e fortalecer relações.
- Imagens. Otimize o tamanho e forneça informação com material audiovisual.
Otimizar o Instagram
- Edite as suas fotos. Existem mil para poder dar um toque atrativo ao conteúdo. Um dos meus preferidos é o Befunky.
- Focar. Se o objeto da foto está só em 2/3 do ecrã conseguirá que capte a atenção do usuário mais facilmente.
- Hashtags. Use-as para classificar o conteúdo e ajudar os outros a descobri-lo. Também servem para fazer o inverso: encontrar conteúdo atrativo.
- Fale. Comente nas suas fotos e nas dos outros para criar laços duradouros com a comunidade.