Rápidas, variadas e em vídeo: assim quer Mark Zuckerberg as notícias no Facebook

11709740_10102213598502651_8844763194612103317_n

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tem estado a responder a perguntas a partir do seu perfil pessoal, colocadas por diversos leitores anónimos e outros nem tanto, como Stephen Hawkins ou Arnold Schwarzenegger, e também teve tempo para responder a algumas delas colocadas pelos meios de comunicação, acerca do crescente papel que está adotar o Facebook na indústria dos conteúdos e no jornalismo.
É importante rever as suas respostas porque vêm reforçar, mais se possível, os últimos movimentos da empresa.

O analista de meios de comunicação e blogger Jeff Jarvis perguntou sobre o papel que o Facebook quer ter na indústria dos conteúdos. Mark Zuckerberg confirmou que umas das maiores preocupações com os Instant Articles no Facebook é que as noticias carreguem rápido. Tanto como o resto dos conteúdos e especialmente nos dispositivos móveis.

“Quando as notícias são tão rápidas como o resto no Facebook, as pessoas têm a tendência de ler mais notícias. Isso será bom para ajudar a que estejam mais informadas sobre o mundo e será bom para o ecossistema noticioso porque trará mais tráfego.”

O objetivo? É apenas um, que o Facebook seja a principal experiência com notícias que as pessoas tenham

À pergunta da Ariana Huffington, cofundadora do The Huffington Post, acerca de como está a avançar o modo de apresentar a informação digital desde a aparição do Facebook, Zuckerberg respondeu agarrando-se aos conceitos de riqueza informativa e (de novo) velocidade.

“Iremos ver mais e mais conteúdo rico online. Em vez de só vermos texto e fotos, veremos cada vez mais vídeos. Isto continuará no futuro e veremos mais conteúdo envolvente como a realidade virtual”. O Facebook crê que o futuro do conteúdo informativo estará nas mãos de quem seja capaz de oferecer “pequenos bocados de notícias mais rápido e com mais frequência em peças.”

Em Nieman Lab | Mark Zuckerberg has thoughts on the future of news on Facebook

A segurança e saúde de todos é a nossa prioridade. Por favor, leia atentamente as informações neste link sobre a prevenção da COVID-19 antes de entrar nos nossos escritórios para qualquer visita, reunião ou evento.